Sabe-se que a grande importância didática desses modelos (origame) reside no fato de apresentar uma atividade desafiadora e significativa, requerendo materiais baratos.
Sendo por meio do modelo os alunos podem visualizar e discutir as principais características da estrutura secundária da molécula de DNA como, por exemplo, a dupla hélice, o anti-paralelismo das fitas, o emparelhamento das bases, a cadeia açúcar-fosfato hidrofílica localizada na fase externa da molécula, a posição interna das bases, entre outras.
Referências: Lenira M. N. Sepel; Elgion L. S. Loreto. ESTRUTURA DO DNA EM ORIGAMI - POSSIBILIDADES DIDÁTICAS. Departamento de Biologia; Universidade Federal de Santa Maria. 2007.
Disponível em: http://www.geneticanaescola.com.br/ano2vol1/02.pdf.
Nesta perspectiva, os alunos das turmas de 1º da EEEP Manoel Mano durante o mês de Maio de 2012, utilizaram tal metodologia (origame de DNA) no momento em que a professora supervisora abordava os conteúdos referentes aos ácidos nucléicos. No final de tal atividade, comprovou-se a importância de metodologias diferenciadas e interdisciplinares.
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