quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Infra estrutura do Colégio Estadual Regina Pacis e E. E. E. P. Manoel Mano - diagnóstico para realização das atividades do PIBID/Biologia FAEC-UECE.

O Colégio Estadual Regina Pacis é classificado como tipo “A” por conter 962 alunos matriculados. Em sua infra-estrutura estão incluídas 12 salas de aula. Dispõe de uma sala climatizada onde funciona um laboratório de informática contendo 28 (vinte e oito) computadores, todos com acesso a internet. Dispõe ainda de mais dois laboratórios climatizados, um de biologia e um de química. O de biologia tem uma bancada para experimentos com espaço para 28 (vinte e oito) alunos contendo alguns equipamentos e outros itens, tais como: microscópio, estufa, autoclave, vidrarias e banners expostos com informativos sobre anatomia humana. O colégio conta ainda com um centro de multimeios, com livros de pesquisa, vídeos educativos e uma sala de informática, além de auditório, quadra esportiva, 02 (dois) pátios (interno e externo), cantina, 03 (três) banheiros disponíveis para alunos, sendo 02 (dois) com acessibilidade e 01 (um) destinado aos professores. A escola, como um todo, possui acessibilidade parcial. No que diz respeito a recursos tecnológicos, a escola disponibiliza de vídeos educativos, retroprojetor, televisão, DVDs, projetor de multimídia (data show) e notebook. Através desse diagnóstico, tivemos uma visão ampla das possibilidades existentes na escola e pudemos concluir que o Colégio Estadual Regina Pacis tem plenas condições para a realização das atividades descritas no subprojeto Biologia/FAEC.

E. E. E. P. Manoel Mano 

      O diagnóstico fotográfico da escola foi realizado pelos licenciandos/bolsistas através de visita à escola. Salientando a realização de entrevistas com os professores e funcionários dos diversos setores (sala de multimeios, laboratórios e secretaria), além de informações presentes nos arquivos da instituição, sempre auxiliados pela professora supervisora. Todos os espaços visitados foram registrados por fotografias. A escola apresenta 12 (doze) salas de aula e 07 (sete) laboratórios: 03 (três) de ciências, sendo um de biologia, um de fisíca e um de química, 02 (dois) de informática, cada um com 32 (trinta e dois) computadores com acesso a internet, um de enfermagem e um de software. Contém ainda um auditório climatizado com capacidade para 150 pessoas, uma sala de áudiovisual, com TV, DVD e caixas de som. A biblioteca climatizada tem sala de leitura e grande acervo bibliográfico de diversas áreas. A escola conta ainda com algumas salas específicas, como: dos professores, de apoio pedagógico, da coordenação financeira, de xerox e de arquivo, e possui quadra de esportes coberta, uma cantina, 04 (quatro) banheiros para alunos, com acessibilidade, e 02 (dois) pátios cobertos. Percebe-se que a instiuição da rede pública de ensino do Estado do Ceará com estruturas significativas e conservadas, portanto, oferece todas as condições necessárias para o desenvolvimento relevante das ações previstas no subprojeto PIBID/Biologia/FAEC-UECE.

Nenhum comentário: